Rádio Shock Box. Programação do hard ao Black metal online!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Why? : Brainstorm - Downburst - 2008





Mais uma banda que não goza de muito sucesso em terras tupiniquins, olha que já foram até lançados cds nacionais desta fantástica banda alemã de prog power metal.

É muito difícil definir a banda somente como prog, pois influências de thrash metal estão sempre presentes em teus cds.


O nome é muito comum se tratando de bandas de heavy metal, inclusive já teve um homônimo nacional, que até para não ter problemas futuros mudou o nome e atualmente é chamado de Overmind.

O Brainstorm assim como muitas bandas que aqui seram postadas entram na posição de uma das minhas favoritas, sempre com muito peso, e características que marcam a sonoridade da banda como a mistura já citada, dos estilos, Prog, Power, Thrash metal.

A banda é formada desde 1989 tratando se de uma banda veterna na cena, que apenas não teve ainda o reconhecimento do grande público brasileiro, já são quase 10 albuns de estúdio sem contarmos splits, e eps, da banda, que também conta com um dvd entre seus artigos, o também legal: Honey from the B's.

Já no início das atividades a banda apresentava uma sonoridade diferenciada, que mostrava também o futuro muito promissor da banda que na europa já tem mercado a muito tempo.
Desde a primeira demo: Hand of doom de 1990 a banda já mostrava toda particularidade músical.

Foram mudanças de formação qual sempre ocasionaram saída de vocalista, como o primeiro forntman Marcus Jürgens (Kashmyr, Pump) e Henning Basse (Metallium, Errantry, Sons of season) com exelentes dois primeiros albúns com a presença de Marcus.

Más foi mesmo no ano de 1999 com a entrada do sensacional vocalista Andy B. Franck ( Ivanhoe, Symphorce, que a banda atingiu o que faltva para figurar entre os grande do heavy metal alemão.

Agora vamos ao albúm... Downburst conta a a ótima produção a cargo de Sascha Paeth e Miro, uma produção ótima e com o peso característo da banda evidenciado, e vale ressaltar a qualidade dos refrões cantado por Andy, o que sempre foi peculiar em todos os trabalhos do Brainstorm, dificilmente tu não sairá cantando músicas como: Falling spiral down, do single fire walk with me, o riff sensacional de Frozen, a banda apresenta grandes momentos também em Protect me from myself, enfim são muitos destaques se tratando de um exelente albúm de uma banda que n consta em sua discografia qualquer aalbúm ruim, e vale o recados aos fãs de heavy metal que só dão importancia a bandas mais populares, e deixam de conhecer uma banda como o Brainstorm.

Enfim... neste trabalho a banda não abriu mão de suas características abusam no peso e nas melodias marcantes nas músicas se tratando de um albúm incrivel que pode ficar facilmente entre os clássicos da banda como Hungry, Unholy, Metus Mortis, Soul temptation...

Destaques individuais é outra missão complicada a primeira audição é facil ver todo diferecial de Andy que como sempre detona com uma voz cheia de feeling e peso, sempre muito varida trazendo supresas aos ouvidos.

O peso das guitarras e melodias marcantes ficaram a cargo dos criativos e talentosos Torsten Ihlenfeld e Milan Loncaric completando o time temos a cozinha seguindo todo peso da banda com: Antonio Ieva(Letter X , Farmer Boys)- baixo e Dieter Bernert (Tarot´s myst) - bateria.

Vale a pena adiquirir este cd , assim como qualquer um da discografia desta banda sem risco, pois todos tem suas particularidades e tratam se se albúns acima da média.

Fico ao som empolgante de Downburst e seu refrão não menos marcante.

Nota: 10
Welton G.

Brainstorm Official Homepage
Brainstorm @ Myspace
Andy Franck's Official Homepage

0 comentários:

Postar um comentário