Rádio Shock Box. Programação do hard ao Black metal online!

domingo, 10 de outubro de 2010

Clássico em Pauta: ARK - BURN THE SUN 2001


Esta é uma banda que a muito tempo deveria ter postado algo aqui, pois simplismente é uma das melhores bandas de metal progressivo que já existiu... e não estou comentendo nenhum exagero, se formos analisar pelo line up, fãs de heavy metal progressivo e hard rock já tem mais do que grandes motivos para acreditar que estamos falando da nata do prog metal.

Nem precisamos fazer apresentações referente ao guitarrista Tore Østby , que não só é muito criativo como foi membro fundador do Conception que é outra grande banda, e embrião do hoje famoso Kamelot.
Neste fantástico Burn the Sun, seu estilo se mantem intácto, com todos ritimos intricados, inteligencia, e variedade musical, com fraseados e riffs mais do que certeiros, e melodias no ponto certo.

Randy Coven ( Riot, Y. Malmsteen, Xmas project) é um baixista exímio, e podemos conferir neste cd um trabalho muito sutil da cozinha, os baixos estão não somente no ponto certo, como são de extremo bom gosto com uma sonoridade suave, os teclados de Mats Olausson (Y. Malmsteen, Evil Masquerade, MVP) são o elo da banda com os anos 70, más de uma forma muito sútil como se a preocupação fosse realmente fazer esta ligação se desenvolver ao longo da audição deste trabalho.


A bateria é pesada e cheia de momentos inspiradíssimos ficando a cargo de John Macaluso  (Riot, Holly Mother, Y. Malmsteen)  , que seria a definição correta para o trabalho destes músicos.
Não poderiamos deixar de lado o fantástico Jorn lande, se muitos pensam que ele cantou bem nos cds do Masterplan,  ou em sua curta passagem por  Y. Malmsteen, deve escutar este cd, até mesmo alguns críticos vão entender o motivo de ser tão aclamado este grande vocalista, que sem dúvida está entre os melhores do heavy/hard atual.

Em Burn The Sun, o bom gosto e genialidade dos músicos envolvidos nesta verdadeira seleção prog metal é posto a prova em faixas como: ''Heal the Waters'' onde já temos uma banda afinadissima que tem a sua frente uma grande performance de Jorn, seguimos com a intrincada ''Torn'', onde o trabalho de baixo deve ser reverenciado assim como a bateria quebrada más mesmo com toda esta técnica a banda não soa chata, e nem dá sono podem ter certeza.

A banda toda continua detonando más como estamos apontado pontos altos segue também o maravilhoso trabalho de guitarras em ''Burn the Sun'' faixa título que tem todo clima Hard Prog e seu trabalho de teclado na medida certa, ou seja:
Passando ao longo das onze faixas deste trabalho em mais de 56 min de músicas temos destaques de toda a banda em todas as faixas.

Poderiamos destacar ainda a sensacional ''Resurrection'' com seu refrão marcante, a inusitada e muito divertida ''Just a Little'' e seu clima latino, e o peso que remete ao Conception de ''Noose".
É um trabalho qual não conseguimos gostar tanto na primeira audição, más rapidamente nos acostumamos e entendemos o bom gosto, e genialidade deste trabalho, que pode sem dúvida ser considerado um dos melhores trabalhos do estilo em todos os tempos.

Se algum dia qualquer pessoa questionar a qualidade das bandas de heavy Metal, pode mostrar este cartão de visita sem medo... Um dos grandes trabalho da década.

Nota 10
Welton G.

Ark - Missing You - Music
Ark - Burn The Sun - Music
Ark - Ressurection - Music

0 comentários:

Postar um comentário