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segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Biodiscografy: Hipocrisy 1991 - 1994 - Part One!


Death metal com qualidade e de bom gosto, sempre foi uma marca do Hypocrisy que após bem sucedidas demo tapes que já credenciavam a banda com um grande potencial a se tornar não só clássica para o Death metal, como uma das grandes bandas do heavy metal mundial.



As demos '' Rest in pain'' (1991/1992)  ambas apresentaram músicas seminais no Death Metal, cheias de críticas ao cristianismo e fanatismo religioso, e um forte apelo satanista,  ''God Is A Lie'', ''Suffering Souls'',''To Escape Is To Die'', ''Left To Rot'' dispensam apresentações aos fanáticos Death metallers.

A música ''Scape to die'' encontradas no Split da ''Nuclear Blast'' para divulgação de bandas como o Hipocrisy, Sinister (HOL) e Ressurection, (USA) foram como mencionado não só um grande cartão de visita, como definitivamente abriram portas para o trabalho da banda, que no ano de 1992 lançou o clássico ''Penetrália''  que seguramente está na lista de  álbuuns favoritos dentre muitas listas de álbuns favoritos de cada fã de Death/Black metal.

Muito influenciado por Slayer, Razor, Venon, Bathory,Kreator, Sodon, em sua estrutura sonora, e sempre capítaneado pelo lider e fundador da banda e sempre ocupado produtos, e cheio de projetos paralelos Peter Tägtgren (Pain, The Abyss,Lock Up,Malevolent Creation,Bloodbath,War, Dellamorte,Algaion).


A passagem de Peter Tägtgren , pelo Malevolent Creation é um capítulo a parte no final dos anos 80 , o músico viveu nos Estados Unidos, e atuou na banda, além de participar da criação de outra que não obteve tanto reconhecimento o ''MELTDOWN'' o que explica a influencia total do Death metal americano qual também fora marcante no inicio da carreira da banda ´com a gravação da primeira demo a banda já tinha se estabilizado e adotado realmente o nome que a banda carrega até os dias atuais, visto que anteriormente carregava no nome de ''Seditious''.

Em Penetralia de primeiro ''Full-length'' da banda contava com os ótimos e ''cavernosos'' vocais de Masse Broberg, ou Emperor Magus Caligula (Dark Funeral, Sanctification, Dominion Caligula,God A,ong Insects,Demonoid) que dispensa apresentaçães frente ao Dark Funeral; Peter Tagtgren  que além das guitarras dividia os vocais, Jonas Osterberg  também nas guitarras, Mikael Hedlund (The Abyss, Repugnance, War) no baixo , presente até os dias atuais, e Lars Szoke (The Abyss, War) presente na banda até 2004.


A sonoridade é o que seria fácil de se prever devido até a tragetória da banda até o seu  lançamento, um death metal tradicional, cheio de letras com apelo satanista em composições violentas,''Impotent God'', ''Burn by the Cross'', ''Left to Rot'', ''Nightmare'', ''To Escape Is to Die'' são clássicos absolutos do death metal, e sua qualidade é reverenciada at´s os dias atuais, por se tratar de músicas que não envelhecem com tempo, uma aula para bandas que buscam uma ótima produção más não querem perder suas características.

Letras polémicas, foram consequências na trafetória da banda, nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemanha... e muitos países que o trabalho fora lançado, o trabalho não poderia ter o encarte com letras,  não podiam ter suas letras esplícítas na caixa dos cds tanto frotalmente quando na parte traseira do CD, na versão em digipack do trabalho viam as faixas ''Life of Filth'' originalmente lançada para coletânia "DEATH...Is Just the
Beginning II" compilation e a não menos polêmica ''Lead by Satanism''.


No ano de 2008 foi lançada uma versão especial do trabalho em digipack qual contia além das faixas bônus, letras da músicas , foram impressas apenas 2000 cópias, pela ''Metalmind'', qual se tornaria o item mais especial, e sonho de consumo para colecionadores e fãs da banda.

O trabalho também tem mais um polêmica quando se refere a gravação das baterias do trabalho, qual existiam rumores de ter tido uma produção eletrônica , embora forra cretitada, a Peter, e lars, o que não passa de rumores, visto que Peter não era a favor do uso deste tipo de recurso na época.


Após a gravação do ''EP'' ''Pleasure to Molestation'', a banda apresenta seu segundo trabalho: ''Osculum Obscenum'' que já era impressionante não só por seu contexto lírico que até então era marca resgistrada da banda como sua arte da capa, que impressionava, e com isto viriam mais censuras e ploêmicas para banda, que eram um grande benefício para a banda, visto que este trabalho já colocava a banda, como ''Grande'' dentro de seu estilo, e arrebatava mais fãs tamanha sua polêmica, mesmo sem as facilidades e ferramentas disponíveis atualmente.


Com  todas as letras escritas por Masse Bromberg , e já produzido por Peter Tagtgren & Markus Staiger  que também fazia os teclados utilizados no albúm que tinha uma atmosfera mais sombria, e agora com versões covers de bandas que influenciaram a banda, merece destaque logo na abertura do trabalho, a sinsitra instrodução de teclado de ''Pleasure of Molestation'', que até hoje é obrigatória nos shows da banda.
''Exclamation of a Necrofag'' e sua pegada thrash metal com baixo alto,totalmente influenciada pelo crossover dos anos 80, mais uma faixa obrigatória nas apresentações até os dias atuais ''Osculum Obscenum'' não é só uma fas mais sinsitras como representa bem a sonoridade de vanguarda da banda, onde são aplicadas todas influências da banda, e são destaques não só os vocais cavernosos, como os backing vocals de Peter, que seriam marca registrada dos primeiros trabalhos da banda, a música aprensentada representou a banda na série de videos macabros ''Traces of Death'', o que contriubuiu para popularidade da banda , devido a repercursão dos videos nos anos 90, ondce eram mostrados videos reais, de execuções, autópsias e afins...   o cover de ''Black Metal'' do Venon, que foi uma homenagem a influência que a banda exercia na sonoridade dos suécos.


Na versão especial do trabalho relançada no ano de 1999, não só as faixas originais do cd, como foram adicionados mais versões especiais para Ep´s de ''Pleasure of Molestation'', ''Exclamation of a Necrofag'',  ''Attachment to the Ancestor'', faixas especiais para o trabalho: ''Symbol of Baphomet'', ''Mental Emotions'' e mais um ótimo cover para   ''Black Magic'' do Slayer , o lançamento seria como uma versão especial contendo os dois EP´S  1993 "Pleasure Of Molestation"  e 1994 "Inferior Devoties" .


No ano de 1994 fechando a fase mais tradicional da banda, é lançado:''The Fourth Dimension''
Totalmente produzido e mixado por  Peter Tägtgren , já trás uma banda mais melódica , e mais lenta, mas Doom, menos satanista, e apostando e letras mais complexas, o que não tiraria o poder da banda tamanha a qualidade das composições apresentandas no trabalho faixas como, a mais ''carregada'' e Doom ''Apocalypse'' já abre o trabalho, agora com a banda estabilizada como um trio, e Peter Tägtgren assumindo todos os vocais e guitarras, más ainda deixando a atmosfera sombria da banda intácta,  faixas marcantes do trabalho ficaram com ''Reborn''  lembrando muito os dois primeiros trabalhos da banda,  mais carregada e com a bateria sensacional de ''Never to Return'', as letras ''profundas'' de ''The Fourth Dimension'' e as influencias punk /crossover de Peter em ''T.E.M.P.T.''
A versão japonesa deste Full-length trás como Bônus o EP "Inferior Devoties'' de 1194

Este trabalho não só inicia uma fase da banda, qual seriam encorporados mais elementos melódicos a músicalidade da banda, como futuramente iriam causar incertezas, seria estabilizada a formação como power trio, e seria logo sedimentado com a criação do ''Abyss recording studio'' como seria sedimentado o nome de Peter Tägtgren  como um dos grandes produtores do heavy metal mundial.

Continua...


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