Rádio Shock Box. Programação do hard ao Black metal online!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Statius : Arcane Fables - 2009 *EP*



É muito estranho ainda mais para ouvidos mais conservadores pensarmos na quantidade de novos estilos, e sonoridades que foram readaptadas para adequar se a música, principalmente se notarmos toda evolução não somente musical como facilidade de gravar em bons estúdios, bons instrumentos cada vez mais acessíveis se comparado aos primórdios do heavy metal.


Para fãs que vem de longa data e acompanharam grande parte da evolução e crescimento do heavy metal, ainda para alguns é muito difícil aderir a sonoridade de bandas mais novas quais apresentam  uma sonoridade trazendo uma falsa modernidade, quando na verdade apenas adicionam algumas coisas, e e procuram atender a necessidade deste novo mercado para o heavy metal.


Más existe um lado importante deste tópico que é admitir a qualidade e até a genialidade de algumas bandas modernas que mesmo incorporando novos elementos ao heavy metal mostram muita qualidade, personalidade, o que é o caso dos americanos do ''Statius'', banda formada no ano de 2007.


Atualmente formada com os vocais de  Ronny Lee Marks (Guitarras/Vocais) que parece realmente muito influenciado por Carcass, o que já mostra uma ótima referência, também nas guitarras Nick Vidmann , que completa uma dupla de guitarrias muito entrosados, que além de toda virtuosa mostras riffs muito inspirados, ainda mais valorizados com a ótima produção deste EP.

Continuando o Line up da banda temos a ótima ''cozinha'' formada por Jed Kurtzman (Baixo), e Wyatt Bentley (Bateria), a bateria qual é impressionante  a precisão e variedade adotada na estrutura das musicas.


Não poderia deixar de ser mencionado o trabalho dos teclados que em alguns momentos lembram os momentos menos complexos do ''Children of Bodon'', o que para muitos já vale a referência, até porque na banda mencionada é justamente o excesso de teclados.

O ''Statius'' demonstra muita qualidade musical e uma sonoridade qual fica muito complexa para definir, imagine que neste ótimo EP: ''Arcane Fables'' lançado no mês de Julho de 2009, são encontrados elementos diversos que caminham entre Melodic Death Metal, Prog Metal, Power Metal, e Neoclassical Metal, deu para sentir a mistura encorporada na sonoridade da banda?


As letras vão desde temas folk levando a terras de fantasia, e depressão, más os temas são abordados de forma muito interessante não tornando se maçantes.

A variedade musical também é incorporada a ideologia da banda que já abriu turnes desde ''Belphegor'' a ''Edguy''.

Vale a pena mencionar que o tecladista  Sean Sykes é nada menos que filho de   john Sykes (Thin Lizzy,Whitesnake,Blue Murder ) que despensa maiores apresentações, o que fica apenas como curiosidade.

Voltando ao trabalho este Ep, trás sete faixas distribuídas em pouco mais de trinta e quatro minutos, que além de todas as definições vale grande destaque para a mais progressiva ''Obsession with the Stars'', cehegando a lembrar uma mistura de 'Magnitude Nine'' com ''Opeth'' em sonoridades mais densas.
Seguem mais destaques com  a cadenciada ''Moonlight Tragedies'', e a ótima variação vocal de ''Stormbracing'', e levada mais ''Death'' de ''The Transformation''.

O ''Statius'' é uma banda que por mais que seja formada pro integrantes novos, e ainda não tenha tanta bagagem como ''grandes'' do estilo, mostra todo poder deste retorno ainda tímido mais triunfal do heavy metal americano, que merece ser reverenciado devido a já também tradicional habilidade, e potencial musical dos yankes, e aguardar um trabalho completo desta ótima promessa Californiana.

Bandas enviem o material para que seja disponibilizada uma coletânia para divulgação de bandas novas e promessas do heavy metal mundial.

Welton G.
Nota: 9.2

Myspace
Youtube Channel

0 comentários:

Postar um comentário