Rádio Shock Box. Programação do hard ao Black metal online!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bathory - Blood Fire Death



Hoje acontece todo um estardalhaço na cena heavy metal com as bandas de folk metal, muito criativas por sinal, Arkona, Gehena, Kopiklaani, Finntroll,Turisas...entre outras tantas destas quais citei algumas das mais legais, isto pq dexei de citar muitas outras que sou fã, e não poderia deixar de esquecer do maravilhoso Skyclad!

Más quando escutemos algo , ou buscamos qualquer referência deste estilo, consultamos nossa coleção de discos, cds, e encontramos lá, um dos músicos mais criativos, mais incríveis do heavy metal mundial, podemos citar vários discos do Bathory como seminais do estilo, más tudo realmente criou corpo com este clássico do black metal: Blood fire, death, que mostrava caractéristicas de um músico a frente de seu tempo, sempre um passo adiante do estilo, começando pela maturidade das letras , e pela maturidade da estrutura sonora desenvolvida por Quorton.

A banda foi formada no ano de 1983, e blood fire death, é na verdade seu quarto trabalho, que já mostrava sinais do estilo adotado a seguir por Quorton, que veio ainda reforçar o conceito viking, nos trabalhos posteriores, quais sem dúvida ainda seram postados aqui e comentados, por se tratarem de clássicos absolutos tanto do black, quanto do folk metal mundial.

A criatividade já começa na escolha do nome da banda escolhido por Quorton que na realidade é o mentor, e músico principal da banda.

Elizabeth bathory foi a mais san guinária e perversa condesa hungara, dentre várias histórias e mitos que estão por toda sua tragetória, fica marcante o banho de sangue das virgens, qual era um de seus maiores prazeres...

Vamos voltar né? rss


Deixando para trás a imaturidade das letras dos primeiros trabalhos neste albúm a banda aposta em letras mais consistentes, sem ainda deixar a furia black metal de lado, más já dando mostra do que seria visto nos próximos trabalhos.


Aqui poderiam ser citados: Hammerheart de 1990, twlight of the gods de 1991, Blood on ice de 1996, todos já com as características folk totalmente inseridas na musicalidade da banda, más nada como mostrar de onde tudo isto surgiu.


Em Blood fire death, os destaques começam pela maravilhosa capa, muscalmente a intro já dá todo o caminho do que seria a magia das bandas, e introduções de albuns de folk metal com o sugestivo nome: Odens ride over nordland, a pancadaria começa mesmo com a fine day to die, com mais introdução, a música é cadenciada, já deixando mostras da evolução também musical da banda se comparando aos primeiros trabalhos, Holoucaust também é outra música que merece ser citada, mostrando toda fúria, chegando a lembrar os primeiros trabalhos em especial The return... de 1985.

Mais faixas marcantes? é um trabalho de vanguarda, qual todas as músicas poderiam ser citadas como especiais, ainda mais se tratando da genialidade de Quorton (Tomas Forsberg).

Até mesmo além das já citadas acima, podemos mais pancadaria, com Dies irae, e a sensacional Blood fire death.

É uma pena que o Sueco e sua genialidade, tenham nos deixado apenas aos 39 anos de idade em junho de 2004; São vários tributos, a influencia do músico na música pesada, e seus trabalhos ficaram por toda eternidade, e fica também como homenagem este post, a um dos mais talentosos músicos do heavy metal mundial.

Welton G.

Nota - 10

Bathory @ MySpace
Bathory

0 comentários:

Postar um comentário