Rádio Shock Box. Programação do hard ao Black metal online!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

APOSTA: HAZYHAMLET : FORGING METAL - 2009



É sempre gratificante resenhar bandas brasileiras, o país além de ter uma respeitável cena , ser um grande mercado para o heavy metal, fora seus problemas sociais, nunca teve a cultura musical apoiada por governantes quando se trata de música executada com qualidade e não falo apenas de heavy metal  falo de todos os estilos de música, qual seja executada, fazendo com que grandes bandas grandes projetos as vezes não saiam das garagens.




Outro grande problemas são em algumas oportunidades a falta de interesse de alguns fãs por bandas nacionais, conhecer mais a cena, apoiar as bandas, ir a shows... enfim dar o mesmo tratamento a uma banda nacional dado a uma banda do exterior.

Hoje algumas bandas tem uma relativa aceitação da midia, Angra, Sepultura, Hangar,Krisiun... que são bandas exelentes e de músicos que merecem todo o respeito , gostem alguns ou não, devido o grande trabalho, devido também a ''dureza'' que é batalhar por espaço como músico no Brasil.


A observação fica apenas a fãs que se atribuem apenas a escutar o que é divulgado pela mídia, e bandas que tem maior estratégia de marketing, o que também é louvável; Más hoje muito do heavy metal perdeu sua essência na qual existia a procura e descoberta de bandas, ao orgulho e participação de fãs em eventos de bandas nacionais, e sem dúvidas não é culpa somente de Mp3, e outras midias, sim do novo perfil de fã que já quer tudo mastigado, pedeu um pouco do espírito desbravador do heavy metal.


Críticas a parte, o Heavy metal nacional está em uma de suas melhores fases, com as bandas já citadas tendo ótimo reconhecimento lá fora, até mesmo a ajuda das novas midias, sendo utilizadas a favor da bandas como ferramentas de divulgação rápida no mercado exterior, são grandes bandas quais merecem maior antenção que vão desde a famosa e tradicional cena mineira  representada desde sempre por nomes lendários, como Sarcófago, Overdose, Multillator e todas aquelas bandas do clássico momento do heavy metal nacional com a gravação da coletânea WarfareNoise!

Saudosismos a parte temos bandas que vão mostrando a força do heavy metal nacional , como Violator, que é muito bem resenhado no exterior, Shadowside,Steel Warrior, Hibria, Mr Powerfull, Seventh Seal, Sacred Sinner,  Khallice, Akashic,Flesh Grinder... enfim são tantas que sem dúvidas este blog, ainda irá listar algumas a cada post, das poucas que citei algumas são até referências em seu estilo internacionalmente falando como o Flesh grinder, que é banda '' Cult'' quando se trata de Splater Metal.

Segindo a linha de grande bandas nacionais vale muito a pena prestarmos atenção no Hazy Hamlet, que é uma banda paranaense, da calorosa cidade  de Maringá, a banda formada em 1999, apresenta seu primeiro albúm intitulado:''Forging Metal '', lançado em abril de 2009, apostando em um Heavy metal tradional com com muitas referências de bandas ointentistas,Iron Maiden, Saxon, Judas Priest, Grave Digger, Manowar, Chariot, ou seja inluências que vão desde o hard outentista ao mais tradicional heavy metal.


Não espere nada inovador, nada que lhe traga surpresas, e quem disse que um fã do verdadeiro heavy metal quer sempre surpresas? rss

O que escutamos aqui , é uma banda de apaixonados por heavy metal que faz o tipo de som que todo fã de heavy metal outntista gostava de escutar , e sente falta em algumas bandas atuais.

A banda mesmo passando por todas as dificuldades lançou de forma idependente este trabalho, é que está com  uma qualidade exelente , sem dúvidas chega próximo a grandes lançamentos de bandas internacionais, com ótima qualidade gráfica, sonora, e com a ''Sujeira'' na medida certa.


Aqui são encontrados todos os ''Clichês'' do estilo , como letras marcantes, e refrões grandiosos, e já apresentando grande destaque aos vocais de  Arthur Migotto (Luminus) que além de muito fortes,são um grande diferencial somado ao peso das composições, que também ficam a cargo do guitarrista Júlio Bertin, o baixista Fabio Nakahara , e a ótima performance do baterista Cadu Madera.


A banda foi muito bem resenhada por zines da europa, a qual apontaram como uma das melhores bandas do estilo atualmente, o que é louvável devido o esforço de cada membro da banda ainda mais se tratando de um cd totalmente independente, mesmo com as dificuldade e ainda não se tratar de uma produção cristalina, ela é muito bem produzida, e como já mencionado melhor do que muita banda valorizada apenas por nacionalidade, ou internacionalidade.

É muito fácil imaginar punhos ''cerrados''  com a sonoridade de músicas como ''Foging metal'', ''Metal revolution'', a mais do que ''Grave Digger'', ''Chariot of Thor'', os ótimos riffs de  ''Black Masquerade'', e ''Field of Crosses'' em uma mistura de Grave Digger, Saxon, e a atual fase de Blaze, trata se de um trabalho que em pouco mais de 58 minutos apresentam vários destaques se tornando mais agradáveis a cada audição.


A banda irá partipar do tributo ao lendário WASP,  e dá sua contribuição com a faixa "Rebel in the F.D.G." no tributo que carregará o nome de "The Crimson Cover's", que terpá participação de outras bandas emergentes no cenário heavy metal mundial como:CUSTARD,  BURNING POINT , WARHEAD, todas alemãs, e a também brasileira THORN , que será lançado pela Remedy Records, a mesma responsável pelo ótimo tributo ao Runnig Wild!

Qualquer semelhança no estilo de cantar de Arthur Migotto com Chris Boltendahl  é uma mera, e agradável coincidência.

Um grande trabalho de estreia de uma banda promissora,  com mais de 10 anos de estrada, completados recentemente,  não desistiu de seus objetivos, e em breve pode figurar entre os grandes nomes do heavy metal nacional !


Welton G.
Nota 8.5
Myspace
Official Site
Chrome heart Music
Metal revolution Music
Forging Metal Music
Chrome heart - New Line Up 16/07 With Drummer ''Cadu''
Live in Chrome Heart - CD party!

0 comentários:

Postar um comentário