Rádio Shock Box. Programação do hard ao Black metal online!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Aos fãs de Hard Rock: Talisman - Genesis 1993



Falo com prazer e orgulho de poder conhecer e apreciar tamanho talento e originalidade da banda Talisman.

A banda foi criada pelo vocalista Jeff Scott Sotto e o baixista Marcel Jacob, que se conheceram em 1985 durante as gravações do álbum Marching Out, do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen.

Lançado em 1990, o primeiro álbum da banda intitulado “Talisman”, é considerado um dos melhores álbuns de hard rock para a época, onde poucas bandas da cena hard deste período conseguiram produzir algo de relevância ao mercado e ao público.

Nessa época, mesmo estando no Talisman, o “multi-bandas”, Jeff participou paralelamente de outros projetos como Bakteria e Slam, até que em 1992 ingressou na banda de Axel Rudi Pell, participando dos álbuns “Eternal Prisoner”, 1992, e “Ballads”, 1993.

Também em 1993, mais precisamente no dia 07 de julho, produzido por Jacob, e estreando o guitarrista Frederick Akesson na banda, Talisman lança seu segundo trabalho de estúdio, “Genesis”, e conta com um repertório original e de extremo bom gosto, chegando a vender mais de 15.000 cópias na Suécia rapidamente.

Em “Genesis” se percebe que houve uma evolução desde o auto-intitulado álbum de estréia lançado três anos antes. O som da banda tornou-se mais abrangente, apesar de não fugir em momento algum do Hard Rock. Jeff, obviamente, cantando muito, e Marcel, cumprindo seu papel com a competência que todos nós já conhecemos, tocando bateria, guitarra e baixo.

São 12 faixas e muitos destaques. Começando com a música de trabalho, “Time After Time”, que abre o disco, “Mysterious”, que traz um dos melhores refrões. Mais adiante, “I’ll Set Your House on Fire” agrega tanto riffs quanto vocais marcantes e abre espaço para a fantástica “Give Me a Sign”, que é disparada a minha favorita. Na linha de chegada, “Long Way to Go” com sua introdução erudita e a faixa “Run with the Pack” encerram uma deliciosa audição de quase 50 minutos.

No ano seguinte ao Genesis é lançado o álbum duplo Humanimal, um disco ambicioso com influências de funk, hip-hop, pop e metal.

Depois do lançamento de Hummanimal os integrantes da banda fizeram uma pausa de 03 anos, foi quando Jeff e Marcel Jacob gravam juntos o álbum “Human Clay”, que ganhou uma edição especial aqui no Brasil com o nome de "Closing The Book On", lançado como cd duplo.

Em 1998 a banda volta a ativa lançando um novo álbum, Truth, o qual foi alvo de críticas pelos fãs decepcionados, que esperavam algo mais consistente de uma banda que já lançara clássicos como “Humanimal” e “Genesis”.

Mas nada que o tempo e alguns projetos paralelos não resolvessem. A banda resolveu fazer um som mais pesado, então mudou de nome, passando a se chamar Humanimal, e lançaram um dos melhores cd’s de 2002. Um excelente álbum de rock com pitadas de heavy, marcadas pelo vocal inconfundível, uma guitarra pulsante e o baixo sempre potente de Jacob.

O nome Talisman volta em 2003 lançando “Cats and Dogs”, com músicas cativantes, com pegada hard bem marcante, e com qualidade da produção excelente. Empolga e muito, ouvir aqueles gritos cheios de groove de Soto, onde mostra muita maleabilidade vocal, o guitarrista Fredrik dá um show de riffs inspirados, sem contar os solos de baixo pra arrepiar qualquer fã, artifício pra deixar ainda mais perto da realidade esse clima intenso que só o hard rock passa.

Não deixando por menos, em 2006 a banda lança seu último álbum “The 7th”, onde as guitarras imperam em algumas faixas, com peso e com características dos primeiros trabalhos da banda, com o baixão de Marcel bem visível, esse com certeza é também mais um bom trabalho que vale várias escutadas atentas, é sem dúvidas outro belo cd dessa banda que manja horrores de hard rock.

Em 2007 Talisman realizou sua turnê de despedida, iniciado na Inglaterra e terminando aqui no Brasil, o que foi uma honra para os fãs brasileiros, o motivo divulgado para o término das atividades da banda foram os projetos paralelos de seus componentes, em especial do vocalista Jeff Scott Soto, que desde 2006 se tornou membro efetivo do Jouney, e que por contrato ficava vetado de atuar em outras bandas.
Em 21 de julho deste ano, Marcel Jacob cometeu suicídio aos 45 anos, depois de problemas pessoais e de saúde.

Tantas bandas sem um pingo de talento fizeram ou fazem sucesso e algumas fantásticas ficam restritas a um nicho específico. Infelizmente foi o caso de Talisman que realizou excelentes trabalhos, mas nunca teve seu merecido conhecimento

É indispensável dizer que o hard rock europeu há tempos passou a ser mais sólido do que o pomposo e poser americano, e bandas como Deff Lepard e Pink Cream 69 só aumentam esse time de primeira linha. Para quem gosta das bandas citadas acima e ainda não conhece Talisman, aqui está uma boa oportunidade para conhecer uma das bandas mais talentosas do hard-rock europeu.


Renata Alonso

0 comentários:

Postar um comentário